155 mil inscritos

Concurso TJ PR: saiu gabarito da prova para 114 vagas

Após suspensões, concurso do TJ PR (Tribunal de Justiça do Paraná) para 114 vagas de técnico judiciário será retomado sob organização do Cebraspe

0,00(0.0%)0 voto(s)

Camila Diodato | camila@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/07/2019, às 14h54 - Atualizado em 25/09/2019, às 12h49

Concurso TJ PR: provas em setembro
IRWL

Já pode ser conferido acontecem as provas objetivas do concurso TJ PR (Tribunal de Justiça do Paraná), que visa ao preenchimento de 114 vagas para técnico judiciário. Os participantes já podem conferir as rspostas corretas nos anexos da página deste processo seletivo.

A prova objetiva teve 60 perguntas de múltipla escolha sobre língua portuguesa (20), matemática (15), noções de direito e legislação (15), informática (5) e atualidades (5), além de uma questão discursiva.

Concurso TJ PR: histórico do edital

A retomada do concurso TJ PR acontece após mais de dois anos da divulgação do edital, em janeiro de 2017, com oferta de 100 vagas e previsão de realização dos exames no terceiro trimestre. Naquele mesmo ano, em setembro, o tribunal anunciou que a avaliação ocorreria somente em 2018. 

Depois, em abril do ano passado, o órgão retificou o número de vagas de 100 para 114 e reabriu o período de inscrições, mas não definiu a data de provas. Ao todo, a seleção registrou mais de 155 mil inscritos, segundo números do órgão. 

A última publicação oficial do processo seletivo, em fevereiro de 2019, informava a suspensão do concurso TJ PR em atendimento a uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinava a estatização de cartórios do Estado. De acordo com o tribunal, em razão disso, a paralisação seria mantida até que um estudo de impacto financeiro fosse realizado. 

Em abril de 2019, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi confirmado como a banca organizadora. O contrato foi assinado em 4 de abril.

Vale lembrar que, recentemente, o presidente do órgão, Adalberto Jorge Xisto Pereira, afirmou em reunião com o Sindijus (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná) que, a princípio, serão 114 vagas, mas pode ser que sejam necessárias contratações além deste número se houver orçamento. “Sabemos que há necessidade, mas quero que entendam a minha precaução, não posso contratar mais servidores sem ter uma previsão segura de gastos”, comentou.

Oportunidades

A carreira de técnico judiciário destina-se a profissionais que tenham concluído o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O salário inicial oferecido a quem exerce a função corresponde a R$ 5.741,58, mais os benefícios de auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Saiba tudo sobre a prova do TJ PR

Sobre Cebraspe - Cespe UNB

Cespe/UnB(Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) - atualmente Cebraspe - é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas e fundada na década de 70, originalmente com a finalidade de elaborar apenas o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e que, depois, acabou migrando para a preparação de concursos públicos. 

O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece reserva de cotas para negros nos processos seletivos - atendendo a determinações legais - e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.

Hoje bastante presente em concursos de todo o país, o Cespe/UnB é uma banca muitas vezes temida pelos concurseiros. Primeiro, porque possui um estilo quase exclusivo de questão, que é o de “Certo ou Errado” – embora a organizadora utilize-se também de questões de múltipla escolha, principalmente em concursos para tribunais eleitorais. O estilo de prova “Certo ou Errado” do Cespe/UnB exige muito cuidado, porque cada resposta errada anula uma correta. 

Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.

Saiba como se preparar para provas do Cespe/UnB

concursosconcursos publicosconcursos pr (paraná)

Comentários

Mais Lidas