Nível médio

Concurso Exército: revelado locais de aplicação da prova

O concurso para cadetes do Exército é destinado a jovens, com idade entre 17 e 22 anos, para ingresso no curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico

0,00(0.0%)0 voto(s)

Redação | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/09/2019, às 16h54 - Atualizado às 18h03

Concurso Exército: vagas para cadete
Exército/S Ten Negreiro

Com inscrições encerradas no dia 6 de junho, o concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) teve revelado os locais de aplicação das provas.

O cartão de confirmação de inscrição (CCI) com os endereços podem ser conferidos no site oficial do processo seletivo.

Pelo relação de inscrições homolagadas, cerca de 43.000 pessoas participarão das provas nos próximos dias 28 e 29 de setembro.

Informações sobre as provas

O concurso para cadetes do Exército será constituído das seguintes etapas, de caráter eliminatório: exame intelectual; inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; e comprovação dos requisitos para a matrícula.

O exame intelectual será composto de provas escritas, separadas da seguinte maneira: módulo I contemplará 44 questões, sendo 20 de português (peso 2), 12 de física (peso 1) e 12 de química (peso 1), além de uma redação (questão discursiva); e módulo II composto de 56 questões, sendo 20 de matemática (peso 2), 12 de geografia (peso 1), 12 de história (peso 1) e 12 de inglês (peso 1).

As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, sendo 28 de setembro (módulo I) e 29 de setembro (módulo II). A confirmação das datas e os locais de realização dos exames serão divulgados, oportunamente, no site do Exército.

Oportunidades do concurso Exército

Oportunidade é de 450 vagas destinadas ao curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, sendo 400 para os homens e 50 para as mulheres.

Interessados em concorrer a uma das ofertas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio, idade entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

As inscrições foram realizadas através do endereço eletrônico da EsPCEx (www.espcex.eb.mil.br). Foi cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 90, e o seu pagamento devia ser efetuado até a data limite de 7 de junho, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

O curso de formação

O curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, de nível superior, terá duração de cinco anos, em regime de internato, nos seguintes locais:

  • EsPCEx, na cidade de Campinas/SP, no primeiro ano, em que o militar em formação é considerado aluno;
  • Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende/RJ, do segundo ao quinto ano, recebendo o título de cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência e material bélico. Já a cadete do sexo feminino escolherá um dos seguintes cursos: intendência e material bélico.

Após concluir o curso com aproveitamento, o concludente será declarado aspirante-a-oficial do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de bacharel em ciências militares.

Concurso Exército: estude matemática

+ O JC Concursos acompanha todos os detalhes deste processo seletivo na página do concurso Exército, onde estão localizadas mais informações, como anexos e provas anteriores.

concursosconcursos publicosprovas anteriores

Comentários

Mais Lidas