Receita Federal

Concurso Receita Federal: defasagem supera 21 mil cargos vagos

Expectativa aumenta para o concurso da Receita Federal 2019, devido a necessidade apresentada pelo órgão para a realização de um novo processo de seleção.

0,00(0.0%)0 voto(s)

Redação
Publicado em 17/06/2019, às 21h11 - Atualizado em 20/06/2019, às 15h31

Leão da Receita Federal do Brasil
Divulgação

Um dos editais mais aguardados no país, pelos candidatos com diploma de nível superior, é o concurso da Receita Federal. Embora o órgão ainda não tenha a autorização para avançar um novo concurso público, a expectativa é que avance ainda em 2019.

Em recentes acompanhamentos realizados pelo site JC Concursos, a Receita Federal afirmou ter mais de 11 mil cargos vagos para a carreira de Auditor Fiscal e mais de 10 mil para o cargo de Analista Tributário da Receita, totalizando um déficit de 21.741 servidores no órgão, entre Auditores-Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal.

O perfil etário dos servidores da Receita indica um elevado número de Auditores e Analistas acima de 50 anos de idade, ou seja, é provável que este número de cargos vagos aumente nos próximos anos e a única alternativa para a reposição do quadro é através de um novo edital da Receita Federal. Para agravar o cenário, mais de 25% da força de trabalho do órgão encontra-se em abono de permanência, em outras palavras, já cumpriram os requisitos para se aposentar.

Em levantamento realizado pela COGEP (Coordenação de Gestão de Pessoas da Receita Federal), o órgão necessita de 2.100 novos profissionais para as carreiras de Auditores e Analistas, sem contar com mais de 2,8 mil servidores que poderão se aposentar muito em breve.

Prova anterior Receita Federal

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores da organizadora, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas, para os cargos de auditor e analista. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso da Receita Federal, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Acompanhe, no JC Concursos, a cobertura completa do concurso da Receita Federal.

Sobre RFB - Receita Federal do Brasil

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.

Comentários

Concursos por Cidade

Mais de 5 mil cidades no Brasil!

São Paulo - SP Rio de Janeiro - RJ Curitiba - PR Florianópolis - SC Salvador - BA

Orgão: RFB - Receita Federal do Brasil
Nº vagas: 2153
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Analista, Auditor
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Fiscal, Tributária
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 9714,42 Até R$ 16201,64
Organizadora: Esaf
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

Mais Lidas